Vamos chamá-la de casinha da floresta, nada mais é que, uma casa de férias com fortes traços japoneses. O facto é que esta bela casa construída à beira de uma floresta em Oregon, nos Estados Unidos, pelo construtor de barcos Brian Schulz pode realmente ser uma fonte de inspiração para jovens amantes por casas.
Brian sempre quis ter uma, tanto é que ele realizou seu sonho construindo sozinho. O projeto levou um ano para ser finalizado e custou 18.000 reais (ou 4.500 dólares), graças a materiais encontrados no local e materiais de recuperação!
Inspirado na arquitetura japonesa, a Forest House (como é chamada pelo proprietário), composta de dois pisos, com uma área total de 50 metros quadrados em uma mistura de estilos que combina o charme do oriental ao ocidental e tradicional.
Inicialmente Brian só queria recuperar uma pia de bronze que ele encontrou no aterro local. “Limpei tão bem – diz ele – a ponto de pensar que eu precisava de um lugar para colocá-lo. Eu não estou brincando, foi assim mesmo que aconteceu! Eu gosto dos pequenos espaços abertos, são acolhedores, mais barato, mais fácil de construir, mas também para limpar e evitar a acumulação de um monte de coisas que você realmente não precisa.”
Situada na floresta de Cabo Falcon, Oregon, a casa oferece todas as comodidades básicas que você esperaria de uma casa real. Todos os materiais escolhidos são adquiridos no local. Isso faz com que a estrutura seja altamente sustentável.
Janelas são de segunda mão e as paredes rebocadas com terra e verniz, dando-lhe características únicas de artesanato, com vigas expostas e acabamentos que dão ainda mais sofisticação ao estilo japonês.
A sala tem uma plataforma multifuncional onde foi colocado o tatami, que pode ser usado para jantar, relaxar ou dormir.
A cozinha inclui um local de trabalho de placas em forma de L construído em madeira de nogueira que Brian tinha cortado de uma árvore caída em uma década anterior. O piso abriga a pia de bronze que desencadeou esta história, armários e prateleiras para armazenar itens úteis na cozinha.
Para cozinhar Brian instalou um pequeno fogão Jotul, que com pouca lenha pode criar uma grande quantidade de calor. “Eu trabalhei duro para evitar o uso de substâncias tóxicas“, diz Brian, já que “a água da pia acaba no jardim para regar as flores.”
No piso superior desta pequena casa de madeira foi colocado um leito matrimonial com um colchão de latéx natural e uma cômoda, à qual foi adicionada uma biblioteca, duas mesas de cabeceira e uma lanterna simples no estilo japonês que Brian construiu usando velhos queimadores de incenso e papel de cedro feito a mão.
Além disso, a uma curta distância da casa de madeira, se encontra um banheiro compacto colocado em um cubo de madeira ao ar livre.
Terminada a casa, Brian está agora trabalhando sobre a idéia de construir uma cúpula geodésica. “Quero integrar uma estufa e um aquecedor de alta eficiência para queimar resíduos de madeira. Eu gostaria que meus frangos dormissem na casa durante a noite para ajudar a mantê-la quente. Eu quero que a minha estrutura seja completamente tranquila e off-grid, usufruindo também a energia solar“.
Claro, esta casa provavelmente não é adequada para viver permanentemente, mas certamente promete dias relaxantes e auto-sustentáveis diz o autor do artigo.
Entretanto no Brasil a casa poderia ser adaptada para residência em ambiente rural ou terreno de pequenas dimensões onde sua área seria facilmente adaptável. (nota do bloger)
Nenhum comentário:
Postar um comentário